Dia da Alimentação com as "Mãos na Terra da Gelatina"

31-10-2016 19:39

“Enrolada num avental incandescente de basalto e com uma touca de nuvens brancas, Dona Terra mexia e remexia um enorme tacho onde fervia um espesso magma a altas temperaturas. Preparava uma sopa de pedra muito especial, com que pretendia brindar um amigo de longa data: o Geoparque Arouca”.

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), os alunos da Escola Básica de Canelas assinalaram a data através da exploração do livro infanto-juvenil da AGA -Associação Geoparque Arouca – «MÃOS NA TERRA DA GELATINA» e dinamizaram algumas atividades por este propostas, na Biblioteca Escolar de Canelas. O livro serviu de contextualização para a temática da Alimentação, dado a sua mensagem sobre o consumo de alimentos saudáveis, como é o caso da gelatina e da fruta, e permitiu a realização de atividades experimentais de ciência, nomeadamente trabalhar a temática da dissolução em líquidos.  Neste sentido, a professora bibliotecária e os docentes da escola  dinamizaram na «Biblioteca do Paleontólogo» a confeção das receitas de gelatina de fósseis sugeridas no livro,  representando as diversas idades geológicas como as Trilobites (Era Paleozoica), as Amonites (Era Mesozoica) ou os Mamutes (Era Cenozoica).

Esta atividade contou com a participação de todos os alunos e docentes da escola que, no dia seguinte, após solidificação das gelatinas, se deliciaram com as gelatinas realizadas. Através deste livro conseguiu-se trabalhar a temática do Turismo Sustentável, no contexto Arouca Geopark, incentivando-se a sua valorização e preservação.

Agradecemos à Associação Geopark Arouca todos os materiais disponibilizados para a realização e enriquecimento da atividade, tais como: moldes de formas para a realização de trilobites e amonites, assim como os aventais alusivos à obra explorada.