Sobre Nós

O Agrupamento de Escolas de Arouca tem em funcionamento sete Bibliotecas Escolares e ou Centro de Recursos: as BE`s das escolas do 1º CEB/JI de Alvarenga, da Boavista, dos Pólos Escolares do Burgo, de Rossas e de Canelas (estas duas últimas não pertencem à Rede das Bibliotecas Escolares); a BE da EB2,3 de Arouca e a BE da Escola Secundária de Arouca.

 

As bibliotecas escolares devem constituir recursos básicos do processo educativo, sendo-lhes atribuído um papel central em domínios tão importantes como a aprendizagem da leitura, a literacia, a criação e o desenvolvimento do prazer de ler e a aquisição de hábitos de leitura, as competências de informação e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

 

Estudos sobre literacia têm vindo a demonstrar que existe uma relação estreita entre a acessibilidade a espaços e recursos de leitura e o nível de desempenho dos alunos. Verifica-se também que, nos países com tradição no domínio das bibliotecas escolares e das bibliotecas públicas, os hábitos de leitura se encontram mais enraizados, sendo também esses países que registam níveis mais elevados de desenvolvimento cultural e científico.

Considera-se, portanto, que a Biblioteca Escolar (BE) deverá ser entendida como um espaço multimédia de livre acesso, afirmando-se como um centro de iniciativas inseridas na vida pedagógica da escola e aberto à comunidade local.

 

Nesta perspetiva, a biblioteca deverá tornar-se um núcleo da vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, onde os alunos:

 

  • se sintam num ambiente que lhes pertence e se habituem a considerar o livro e a informação como necessidades do dia-a-dia e como fontes de prazer e de desenvolvimento pessoal;
  • tenham acesso à informação e ao conhecimento, através de grande diversidade de livros, jornais, revistas, materiais audiovisuais e tecnologias de informação;
  • possam descobrir e alimentar o prazer de ler e de se informarem recorrendo a fontes documentais disponíveis nos mais variados tipos de suportes;
  • possam estudar e encontrar com facilidade fontes documentais;
  • se habituem a selecionar e gerir informação para realizarem atividades curriculares (individualmente ou em grupo, autonomamente ou com apoio docente);
  • adquiram competências e autonomia no domínio da informação escrita, digital e multimédia e produzam documentos em suportes e linguagens diversificadas.

 

Deve também ser um lugar onde os professores:

 

  • se sintam num ambiente que lhes pertence e adquiram o hábito de tomar iniciativas e participar na sua animação, atualização e enriquecimento;
  • encontrem informação variada, utilizável no seu trabalho docente e possam requisitar livros e outros documentos nos mais variados tipos de suportes para as atividades da sala de aula;
  • recolham sugestões, ideias e materiais que os inspirem e apoiem no seu trabalho docente no ajustamento aos alunos e às turmas;
  • desenvolvam atividades que apoiem e promovam os objectivos educativos definidos com as finalidades e currículos da escola;
  • possam recorrer à equipa para encontrarem formas de incentivar nos alunos o gosto pela leitura;
  • possam encaminhar os seus alunos para que ali realizem atividades de estudo ou de ocupação de tempos livres e que não utilizem este espaço para cumprimento e/ou aplicação de castigos.

 

Deve ainda ser um lugar onde todos encontrem registos de memória da escola e do seu meio envolvente, através de documentos ali arquivados, contribuindo assim para reforçar a identidade da escola e da comunidade local.

Este blogue, criado no ano letivo de 2012/2013 visa a promoção das atividades da BEs e o suporte a atividades de literacia da leitura, informação e dos media numa vertente adequada aos jovens do século XXI.