AcBEs – Lenda do Rego do Boi em BD

31-01-2017 13:55

As BEs têm procurado promover estratégias e atividades que desenvolvam o gosto pela leitura, escrita e comunicação, bem como o desenvolvimento de múltiplas literacias. Neste sentido, a BE de Alvarenga promoveu várias sessões para reconto da Lenda do Rego do Boi, em banda desenhada, com recurso à ferramenta digital Toondoo, durante os meses de novembro e janeiro. Esta atividade fomentou o trabalho colaborativo entre todas as turmas da escola, a exploração de ferramentas digitais e o conhecimento do património cultural de Alvarenga.

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), nomeadamente a ferramenta usada nesta atividade, permitiu a criação de um texto em Banda Desenhada, de forma lúdica, que foi resultado de um trabalho prévio de exploração da lenda, do contacto com vários convidados que apresentaram a sua versão da lenda, bem como consulta de fundo documental existente na Biblioteca Escolar.

No seguimento da exploração das placas associadas às salas de aula, nomeadamente a sala  Carreira dos Moinhos, a PB Marta apresentou, no dia 19 de janeiro, a obra O Ciclo do Pão, relacionando-a com os conhecimentos adquiridos pelos alunos aquando da exploração da Lenda do Rego do Boi e Carreira dos Moinhos. Foram explorados e identificados vários cereais (trigo, centeio, aveia e milho) pelos alunos das diferentes turmas, passou-se à transformação dos cereais em farinha, através de uma máquina de moagem. Em seguida, os alunos iniciaram a confeção do pão e, posteriormente, foram visitar a Carreira dos Moinhos, tendo a oportunidade de ver um moinho em funcionamento. A atividade foi dinamizada pela PB, com a colaboração dos docentes e apoiada pela Junta de Freguesia de Alvarenga, que cedeu o transporte dos alunos.

 

Consultar a Lenda do rego do Boi (livro digital em BD) disponível em:https://www.toondoo.com/ViewBook.toon?bookid=650702