Pedro Leitão

20-03-2014 09:45

No dia 20 de março recebemos nas Bibliotecas Escolares do Pólo do Burgo e da EB2,3, pela terceira vez consecutiva o escritor Pedro Leitão. Por Arouca ser um lugar especial para o escritor, o encontro serviu para o lançamento oficial do 7ºlivro O Capitão Barrigudo Castanho. Assim, durante a manhã para a sessão no Burgo a Biblioteca Escolar convidou algumas personalidades: a diretora do Agrupamento, Mestre Adília Cruz, a Vereadora da Educação, Dr. Margarida Belém e em representação da editora  Gailivro, o Sr. Paulo Neto.

A sessão da manhã contemplou os 179 alunos da escola, os docentes e alguns convidados, as assistentes operacionais, alguns pais/enc. de educação e comunicação social local. Durante o período da tarde, a sessão na Biblioteca Escolar da EB2,3 contemplou mais de 150 alunos do 1º ciclo da EB1/JI de Arouca, docentes e assistentes operacionais.

Os encontros foram muito enriquecedores para a comunidade escolar, proporcionando-se alguns momentos mágicos.

Os alunos por já terem contactado anteriormente com o escritor, tornaram-se devoradores ferozes das suas obras, conhecendo as personagens Zé Leitão e Maria Cavalinho muito bem, tendo interagido com o escritor com muito carinho, pois trata-se de alguém que contactam com alguma regularidade.

A visita do autor promoveu um trabalho prévio de articulação entre docentes e professores Bibliotecários, culminando na realização de leituras, ilustrações, dramatizações, canções. O autor incentivou o gosto pelo livro, pela leitura, pela escrita, fez vários desenhos em telas, para serem expostos nas BEs/escolas e autografou personalizadamente muitos livros que foram adquiridos nas duas sessões.

Pedro Leitão levantou-nos o véu das próximas aventuras de Zé Leitão e de Maria Cavalinho, frisando que o oitavo livro será sobre a cor rosa, mas que o nono livro, permitirá aos arouquenses identificarem-se com a história devido ao fenómeno geológico único existente em Arouca, que são as pedras parideiras, que foi fonte de inspiração para essa aventura.