DIA DA LINGUA PORTUGUESA

12-05-2015 12:45

Ao longo da semana, na EBA, a comemoração à Língua Portuguesa foi tomando igualmente forma no contrabando de versos. Assim, nasceu um poema de pequenos grandes escritores, envolvendo todas as turmas desta escola, desde o segundo ano ao sexto ano de escolaridade.

Se eu fosse… foi o mote lançado aos alunos para a construção do poema. Falar, escrever e pensar em Português foi o que a Biblioteca em parceria com o Departamento de Línguas pretendeu assinalar com esta data.

E como o Português é uma língua de grandes escritores, foi realizado ao longo da semana sessões de leitura e vídeo do conto de José Saramago, A maior flor do mundo. Como resultado “nasceu” na nossa biblioteca a maior flor da escola concebida com palavras que caracterizaram a história e apelaram aos sentimentos dos nossos pequenos grandes leitores.

Tal como na ESA, foi igualmente lançado às turmas o desafio da construírem um espanta – espírito com base na ferramenta disponível gratuitamente online Tagxedo. Como ponto de partida os conteúdos da disciplina, os alunos irão criar uma nuvem de palavras que tomará a forma daquele objeto.