António Mota

21-03-2014 16:45

Nos dias 12 e 13 de março recebemos nas Bibliotecas Escolares e Escolas do 1ºciclo o escritor António Mota. Para estes encontros foram contemplados todos os alunos das EB1/JI de Alvarenga, Bacelo, Canelas, Ponte de Telhe, Rossas e duas turmas de 6ºano (6H e 6C).

Foram realizadas quatro sessões, que envolveram alunos de vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao 6ºano, com um total de 370 alunos do JI/1ciclo e 50 alunos do 2º ciclo.

Até ao momento o autor já publicou 86 obras infanto-juvenis, destacando algumas nas várias sessões que realizou no Agrupamento, tais como: “Pinguim”, “O primeiro dia de escola”, “Pedro Alecrim”, “O Lobisomem”,  “O Coelho Branco”, “Se tu visses o que eu vi”, e “Lamas De Olo, Avenida Da Europa”.

Os encontros foram muito enriquecedores para a comunidade escolar, proporcionando-se alguns momentos mágicos, para alguns alunos que nunca tinham contactado pessoalmente com um escritor.

 

A visita do autor promoveu um trabalho prévio de articulação entre docentes e professores Bibliotecários, culminando na realização de leituras, ilustrações, dramatizações, declamações de poesia e provérbios. O autor fez leituras, partilhou a sua experiência de escritor, incentivou o gosto pelo livro, pela leitura, pela escrita e autografou muitos livros que foram adquiridos nas quatro sessões.