À descoberta das “Dobras”
Dando seguimento ao projeto de escola: Uma Aventura no Geoparque, no passado dia 27 de janeiro, os alunos do 3.ºB BUR, tiveram o privilégio de conhecer mais um pouco sobre o geossítio Dobras, que é o nome da sala nove.
Esta informação foi dada pela encarregada de educação, Mónica Candoso, professora de geologia/biologia no nosso Agrupamento de escolas de Arouca.
Esta atividade pretendeu também fomentar o conhecimento e a criatividade para a realização de desenhos sobre o geossítio «Dobras» enquadrando-se no âmbito do concurso escolar «Rota dos geossítios ILUSTRADA», em parceria com a AGA – Associação Geoparque Arouca, a Câmara Municipal de Arouca e a Associação de Pais da Escola Básica do Burgo.
Inicialmente os alunos começaram por visualizar um PowerPoint sobre a formação dos continentes e a deslocação dos mesmos, até chegar à formação das rochas e dos seus estratos. Quando os continentes se começaram a deslocar algumas rochas receberam forças de tal ordem capazes de as “dobrar”. Foram-lhes também apresentadas várias imagens reais deste geossítio, que se localiza no campo de dobras do lugar da Castanheira, na serra da Freita. Não só devemos preservar os vários geossítios, como também, toda a fauna e flora que lhe está inerente. De seguida os alunos tiveram a oportunidade de formar dobras através de uma caixa de deformação, usando várias camadas de farinha e café. Para finalizar utilizando plasticina puderam criar as suas dobras, aplicando a sua própria força, para que as várias camadas de plasticina pudessem dobrar, dando origem às Dobras.
Foi uma atividade muito interessante em que os alunos gostaram imenso e perceberam na plenitude, este fenómeno de grande interesse científico e geológico, pois puderam experimentar, mexer e observar os resultados obtidos. Agradecemos a disponibilidade e colaboração da professora Mónica Candoso no desenvolvimento e enriquecimento do projeto.
Turma do 3.ºB BUR