Kit do Leitor Feliz - A leitura ilustrada
Passatempo - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
Realizaram-se 2 sessões na BE. Vencedores de cada sessão:
Passatempo Semana da Leitura
Realizaram-se 3 sessões na BE. Vencedores de cada sessão:
Alunos apurados para a segunda fase da LITERACIA 3Di, no Agrupamento de Escolas de Arouca:
Literacia de Matemática
Alice Alexandre Araújo Teixeira Oliveira Fernandes (85%)
Literacia de Ciência
Dinis Ferreira e Rocha (78.2%)
Literacia de Leitura
Luis Carlos Teles Quintas (82.2%)
Literacia de Inglês
Joana Alves Moreira Noites (97.5%)
Os alunos vencedores serão conhecidos a 11 de maio, na grande final, que se realiza no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.
A segunda fase, realiza-se de 26 de fevereiro a 2 de março, nas capitais de distrito.
Resultados da Segunda 2.º fase
Literacia de Matemática
Alice Alexandre Araújo Teixeira Oliveira Fernandes (46%)
Literacia de Ciência
Dinis Ferreira e Rocha (40%)
Literacia de Leitura
Luis Carlos Teles Quintas (79%)
Literacia de Inglês
Joana Alves Moreira Noites (94%)
Dia Universal dos Direitos da Criança | UNICEF | 20 de novembro
Prémios e Menções do Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media 2016-2017
Parabéns mais uma vez!
MIBE 2017 - Ligando Comunidades e Culturas
Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) - Outubro.
(Cartaz MIBE do AEA elaborado pelo professor António Soares)
O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE. O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas. Até 3 de novembro.
Os participantes deverão contactar a professora bibliotecária e seguir com rigor o estipulado no regulamento.
À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada. Além deste desafio lançado pela RBE, a tua biblioteca terá outras propostas de atividades. Está atento(a) e participa!
Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.
23 de Outubro - Dia Nacional das Bibliotecas Escolares - DESAFIO
Ano Europeu do Património Cultural 2018
"Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adotou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.
O AEPC 2018 será uma oportunidade importante para a realização de iniciativas em diferentes níveis – europeu, nacional, regional e local - envolvendo todas as entidades públicas e privadas que se queiram associar. A qualidade, a quantidade de parceiros envolvidos e a diversidade de iniciativas associadas ao AEPC 2018 contribuirão certamente para dar uma nova visibilidade à Cultura e ao Património, e para os colocar num patamar distinto, reconhecendo a sua importância e o seu caráter transversal na sociedade."
Ler mais em: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/comunicados/ano-europeu-do-patrimonio-cultural-2018/
PROJETO CURADORIA DIGITAL - DESAFIOS TECNOLÓGICOS
Foi com enorme entusiasmo e orgulho que a Escola Básica participou na Mostra Nacional de Projetos, que decorreu nos dias 29 e 30 de junho de 2017, no Convento São Francisco, em Coimbra. O projeto apresentado “Curadoria Digital Desafios Tecnológicos” foi desenvolvido ao longo do ano, pelos alunos das turmas do 5º A, B e C, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal em colaboração com a Biblioteca Escolar. Com este projeto pretendeu-se a introdução do conceito de Curadoria Digital com intervenções diretas no meio escolar e civil, nomeadamente a preservação e disponibilização de acervos documentais e históricos, no contexto disciplinar, da Biblioteca Escolar, do Museu Municipal de Arouca e do Centro Histórico de Arouca.
Esta Mostra teve por objetivo apresentar os 100 melhores projetos, selecionados por um Júri Nacional, e a atribuição dos Certificados de Mérito aos representantes das Escolas, bem como a divulgação dos prémios atribuídos aos projetos distinguidos.
Esta apresentação esteve a cargo dos professores Maria Joaquina Quintas e José Gomes e dos alunos Dinis Costa, Samuel Andrade, Carla Quaresma, Mariana Costa, Gabriela Brandão e Inês Vilela como representantes das respetivas turmas. Foram dois dias intensos de emoções para estes alunos que, apesar da pouca idade, se imbuíram do espírito de embaixadores da sua escola e defenderam de forma muito criativa e responsável o seu projeto. Merecem os parabéns pela menção honrosa que lhes foi atribuída e pelo seu desempenho exemplar no desenvolvimento do projeto que mobilizou os alunos, os pais e a comunidade educativa.