Vanda Marques e Isabel Neto

20-11-2013 13:57

«Filipe de Vasconcelos é o terceiro filho de uma família de nobreza portuguesa, que entra como noviço na Ordem de Cister, na Abadia de Alcobaça. É um rapaz de catorze anos que adora aventuras, mistérios e desafios. Assim, vê-se envolvido numa missão secreta, que o levará a percorrer as florestas e enfrentar poderosos inimigos.

Nesta missão ajudará a salvar El Rei D. João I e privará com D. Nuno Álvares Pereira. Estará sempre acompanhado pelo seu gato Lancelote e conhecerá Violeta, uma mulher misteriosa com dons proféticos...» in

 

As escritoras Vanda Marques e Isabel Neto apresentaram-nos no passado dia 15 de novembro, nas bibliotecas escolares do Burgo e da EB23, o livro Um monge detetive na abadia de Alcobaça. Trata-se de uma obra infanto-juvenil, para uma faixa etária dos 8 aos 14 anos, que em simultâneo aborda História com Português. A aventura de Filipe, remete-nos para uma época do reinado de D. João I (1385 -1433). Este livro juvenil associa os fatos históricos ao fantástico, relatando a vida de um jovem noviço da Ordem de Cister, que sonha ser um grande aventureiro. Filipe de Vasconcelos, assim se chama o monge, irá passar por grandes peripécias e perigos e encontrar um pergaminhos secreto, um tesouro medieval e até ajudar a salvar o Rei de Portugal. Este livro ira desenrolar-se entre o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Arouca e Coimbra. O livro foi escrito em parceria com Isabel França Neto e ilustrado por Flávia Grilo.

A atividade desenrolou-se com a participação entusiástica de várias turmas, das referidas escolas e com um comportamento exemplar.

Obrigado às turmas e professores pela sua participação.

Um muito obrigado às escritoras Vanda Marques e Isabel Neto pela sua visita e enorme simpatia.

 

Para saberes mais sobre as escritoras ou leres alguns outros textos, consulta http://vandafurtadomarques.blogspot.pt