Já há um jogo para comnbater o bullying

27-11-2014 11:05

Chama-se "A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir" e trata-se de um jogo educativo-pedagógico (http://www.jogobullying.com/ )que nasceu para prevenir o bullying escolar. É uma ferramenta que poderá funcionar como auxílio educativo direcionado para alunos do 1.º e 2.º ciclos e que reúne três conceitos: educação, jogo e novas tecnologias. No passado dia 19 de novembro, a Dra. Cátia Vaz dinamizou duas sessões para alunos do 6º ano (6º D, 6º G e 6ºH) na biblioteca escolar da EB de Arouca explicando a dinâmica do jogo e permitindo que os alunos pudessem jogar em grupos.  

Este jogo, único do género em Portugal permite aos mais novos, quer tenham ou não conhecimentos sobre bullying, a participação e a perceção de matérias relacionadas com o assunto. A sua criadora destacou a importância da Cátia Vaz envolvência dos professores na ajuda e orientação durante o jogo. As equipas da BE, PES e a própria dinamizadora da atividade não esperam que com a realização deste jogo que os alunos saibam tudo sobrebullying. Pretendeu-se sim, que se criasse um ponto de partida mais lúdico na prevenção. Para mais informações podemos seguir o blogue http://prevencaobullying.blogs.sapo.pt, criado pela Dra. Cátia Vaz para esse efeito.

Os alunos divertiram enquanto se abordaram assuntos sérios e preocupantes nos dias de hoje. Realçaram-se aspetos como os intervenientes (vítima, agressor e observador) bem como nos vários tipos de bullying, dando alguma ênfase no cyberbullying que, infelizmente, tanto tem dado que falar.

A atividade realizou-se devido ao trabalho colaborativo existente na parceria entre a biblioteca escolar e a Biblioteca Municipal e Câmara Municipal de Arouca.